Masticationpedia:Quem Somos

Revision as of 18:40, 19 April 2021 by Gianfranco (talk | contribs) (Created page with "Queremos aprender sobre mastigação, gostaríamos de ajudar quem pretende aprender, ou aprofundar seus conhecimentos sobre mastigação. Existem muitas pesquisas e conhecimen...")
Other languages:
English • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎português

A Masticationpedia é formada por um grupo de médicos, dentistas e outros profissionais como engenheiros, matemáticos ou físicos que, após uma vida passada em profissionalismo e investigação científica, desenvolveram a ideia de transferir parte dos seus conhecimentos e profissionais experiência para a humanidade. Buscam estimular novas pesquisas e estimular novos estudos por meio de uma das ferramentas de comunicação mais sensacionais e democráticas do século passado: a web.

Study before mouth.jpg

Abordamos a web não depois de chegar ao final de uma longa jornada, mas com o espírito de começar uma nova. Acreditamos que não será curto e que estimulará a dialética da pesquisa, as colaborações acadêmicas e a disseminação do conhecimento de que qualquer pessoa pode se beneficiar livremente.

Não colocamos um produto científico pronto e pré-embalado online. Com humildade, oferecemos um ponto de partida, há muito construído, para o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos e o crescimento da disciplina. Escolhemos a web para esse propósito, pois ela tem se mostrado muito bem-sucedida em colaboração e cooperação por meio de discussões públicas abertas e transparentes.

Por esta razão, Masticationpedia é uma Comunidade Científica nativa que enfrenta grandes tarefas.

Masticationpedia é o site da Charity, uma entidade sem fins lucrativos (e não governamental) de acordo com a lei britânica, que assume todas as funções organizacionais e logísticas.

A Caridade vive e se alimenta do apoio voluntário de participantes e doadores. A Masticationpedia não recebe fundos, subsídios ou qualquer outro tipo de ajuda de agências públicas e/ou governamentais, seja como um site ou como uma instituição de caridade. Só admite doações de empresas (fabricantes de máquinas, em sua maioria) como patrocínios éticos e estas são devidamente mencionadas, e também vinculadas às empresas envolvidas se necessário, independentemente de doações de associados Nenhum patrocinador é pode influenciar o conteúdo da Masticationpedia e nenhuma informação aparece de forma diferente dependendo de qual empresa é mencionada em um artigo.

Na verdade, gostaríamos que as doações individuais espontâneas prevaleçam e se tornem nossa forma típica e talvez exclusiva de financiamento no melhor interesse dos projetos de conhecimento livre. Você também pode nos ajudar a conseguir isso, agora.

Com o seu nome, Mastigaçãopedia indica que seu principal tópico trata da fisiopatogenia do Sistema Mastigatório. Essa definição informal, clara para os profissionais, mas misteriosa para as pessoas comuns, significa grosso modo as causas das doenças e distúrbios que afligem as pessoas nos aparelhos e sistemas que lhes permitem comer durante a mastigação, especialmente no início do processamento dos alimentos. Mastigar, então, e pedia, palavra que vem do grego antigo παιδεία (paideia), educação.

Queremos aprender sobre mastigação, gostaríamos de ajudar quem pretende aprender, ou aprofundar seus conhecimentos sobre mastigação. Existem muitas pesquisas e conhecimentos que as pessoas merecem saber antes de abrirem a boca, ou como cientistas, antes de olharem para a boca do paciente.

However, the physiopathogenesis we are looking at, as you will see further on in the reading, involves a myriad of complex and interdisciplinary topics, which we called professionals and scholars from different disciplines to describe. For this reason, interventions will appear by mathematicians and engineers, as well as (more frequently) other interventions by Medical Doctors, working in disciplines other than dentistry.

Dentists are no more the exclusive custodians of the "secrets" of this matter: to better understand the phenomena we observe, it proved to be more useful (and more logical) to broaden the range of possible points of view. It will not be surprising, therefore, that elements of philosophy may emerge here and there; in fact, there is no science that can refrain from asking questions and reflecting, from time to time, on human beings in all their depth and complexity. No MD can can consider himself/herself exempted. Not even for mastication.

Masticationpedia pode ser lida de diferentes maneiras, porém tem uma missão e pretende persegui-la com o seu máximo empenho, com a máxima transparência. Com a mais ampla abertura.

Wiki.png